Sua arma seu voto Cem anos de Jorge Amado por Carlota Franco.

22/02/2012 18:58

Sua Arma! Seu Voto!

Não há como negar. O carnaval carioca é um dos maiores espetáculos de rua, um desafio no mundo dos shows á “céu aberto”. Temas  inteligentes e criativos feitos através de pesquisas, com competência e seriedade resultou na magnífica apresentação que encantou a  galera nacional e estrangeira.

Porém, um fato lamentável aconteceu em São Paulo dia 21 no Sambódromo do Anhembi, quando dois truculentos e fanáticos torcedores ( um deles era integrante da Gaviões o outro da Império da Casa Verde)  invadiram o espaço onde era destinados aos jurados  que faziam a apuração das notas das “Escolas”  e como vândalos, destruindo tudo por onde passavam, rasgaram papeis referente as notas. O tumulto começou com integrantes da Escola Vai- Vai e da Escola  Camisa Verde e Branca que quebraram  grades e partiram para o quebra- quebra geral, com carros alegóricos incendiados e Loucura... Loucura... Loucura total!

Um dos  “trogloditas” fez sérias acusações dizendo que tinha “mutreta” nas apurações e que tudo era previamente combinado para  induzir a Liga das Escola de Samba a não realizar rebaixamento nesse ano. Realmente não aconteceu. A polícia fará averiguações.

Com toda essa confusão ... Das mais complexas reações às mais simples expressões, com tumulto generalizado, assim mesmo, foi considerada á escola vencedora Campeã de 2012 a Mocidade Alegre com o enredo, 100 anos de Jorge Amado, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira é um dos autores mais adaptados para cinema teatro e TV e também além de diversas obras editadas em vários países e em vários idiomas é um dos mais premiados escritores brasileiros  no mundo.

  Os causadores, apenas dois inconseqüentes e infelizes torcedores, que, mobilizaram a Polícia Civil e Militar até o Corpo de Bombeiros, que numa  ação conjunta, mostraram seu preparo sua eficácia, dando um verdadeiro show de competência, contendo torcidas enlouquecidas que se odeiam, estando lado a lado, querendo transformar em guerra e polemizar, uma questão tradicional que é a apuração de votos. Poderiam ter causado maiores danos ao patrimônio  Público e mortes por não aceitar o resultado e  a classificação,  transformando um ato banal em conflito político-social. Os culpados foram presos.

Pense comigo... Temos coisas mais sérias, para nos preocupar, como o momento difícil que alguns países estão passando, conseqüentemente o arrocho das classes minoritárias, que sempre são as mais sacrificadas e sua luta é pela sobrevivência, uma melhor qualidade de vida é uma luta pelo essencial, não estão fazendo passeatas e greves por qualquer “Samba no Pé”, Comissão de Frente  ou  Bateria. Esse obsessivo hábito brasileiro de se “matar” por Clubes e Escolas, deve mudar, porque põem  em risco toda uma sociedade que é apenas espectadora.

Quer torcer!!  Existem várias maneiras de expressar alegria. Pode pular, gritar, zoar com as insuportáveis cornetas,  dançar, vibrar com o resultado das notas de sua Escola. Porém não admitimos como  cidadãos que por causa de “dois elementos” seja mobilizado forças policiais  e aparatos como para guerrilhas,  por causa de Carnaval?

Fica uma reflexão: Somente a Educação poderá colocar o mundo nas mãos de quem pode mudar o futuro!!