sua arma seu voto desperdício( por Carlota Franco)
Sua Arma! Seu Voto!
O Brasil é sem dúvida o país do desperdício. Apesar do Ministro de Minas e Energia Edison Lobão, garantir que já em fevereiro, o reajuste de 20% nas contas de energia entrará em vigor. Afirmou que o país tem energia suficiente para suprir suas necessidades e está seguramente livre do desabastecimento.
Por que será que os apagões e panes que acontecem com freqüência, ainda são tratados como falha humana? Alguém tem que levar a culpa. O desperdício de energia no país, é uma calamidade pública! Se houvesse preocupação em sanar o mal, o Conselho de Monitoramento do Sistema Elétrico poderia ter tomado às devidas providências. Sabemos que quem é refém de tantos prejuízos sempre é o povo. Se o consumidor, o comercio e o sistema industrial tivessem as tarifas que deveriam ser, bem mais baixas,( porque sempre pagamos tarifas altíssimas) com certeza os lucros seriam revertidos para revitalizar o crescimento da própria energia,investindo em novas tecnologias, que sem dúvida, tornaria os produtos mais viáveis, com os preços mais ao alcance do consumidor e todos os materiais industrializados e todos os objetos de consumo, com custo reduzido. Assim aos poucos, conseguiríamos voltar a ser um país promissor.
O Presidente da Abesco ( Estudos da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia) José Starosta disse que 10% dos 430 terawatt- hora (TWh) consumidos no país são desperdiçados. Isso significa ao valor superior ao consumido pela população total do Estado do Rio de Janeiro que alcança cerca de 36TWh. Outros países como a Alemanha, que desperdiça 4% do total de toda sua energia consumida. Segundo dados da Associação o Brasil desperdiça R$15 bilhões ao ano. Pode! Se esses valores desperdiçados fosse reaproveitado, investindo nos próprios setores de energia, substituindo todos os aparelhos que hoje são usados e são obsoletos e que não condiz com esse terceiro milênio que cada vez mais investe em novas tecnologias reduziria os desperdícios e colaboraria com o meio ambiente, assim o Brasil conseguiria estar no mesmo nível da Alemanha ou do Japão. Para acabar com o desperdício, deveria haver uma mudança comportamental e cidadã dos grandes empreendedores industriais e comerciais, modernizando completamente seus equipamentos, que segundo a (Abesco) temos uma utilização de energia inaceitável. Poucos lugares usam o sistema automação ( que desliga automaticamente as luzes quando não existe pessoas no local) Temos iluminação inadequada, o sistema de refrigeração então, é do tempo colonial, mostrando um verdadeiro descaso com a população. Precisamos urgentemente resolver esse problema grave que afeta por demais nossa economia, trazendo prejuízos para os consumidores, e principalmente perigo para os moradores de favelas, que são regiões emblemáticas da cidade, para levar energia para suas casas, eles, usam os chamados “gatos” (ligações clandestinas) colocando em risco centena de moradores e trazendo muito desperdício de energia.
Pense comigo... Na hora que se debate sobre o risco do desabastecimento, assunto muito sério principalmente pelos transtornos que provoca, e que interessa á toda população brasileira, há necessidade dos órgãos responsáveis, muita capacidade, projetos sustentáveis, vontade política, e entrando na pauta dos novos administradores, como uma das prioridades desse 2013, que já entrou com a força de um furacão, mostrando as verdades e desmascarando os falsos ídolos, revelando umas cidades tristes, cercada de matos e buracos, com grandes desfalques morais e materiais. É difícil na atualidade, os novos mandatários encontrar “a casa em ordem” verdadeiro Portal da Transparência, porque em algumas cidades... Só deixaram a cadeira do Prefeito!