sua arma seu voto! Papa Bento XVI (por Carlota Franco)
Sua arma! Seu voto!
A notícia bombástica da renúncia ao papado do líder supremo da Igreja Católica Papa Bento XVI, deixou o mundo perplexo. Porém, apesar da idade avançada (85anos) vinha cumprindo toda uma agenda com muitas viagens e ritos comuns ao catolicismo. Ele deixou bem claro nas entrelinhas ás transformações que o mundo moderno vêm sofrendo e exige muito mais de um Sumo Pontífice: energia, saúde, agilidade de movimentos, coisas que ele já não pode fazer, devido sua fragilidade física e dificuldade em se locomover.
Ele é um exemplo á ser seguido, mostrando em seu pontificado “dois momentos” especiais onde se evidencia uma nobreza de caráter e sensibilidade sem precedentes. Por ocasião de sua visita ao Campo de Concentração de Auschwitz, ele indagou: “ Por que senhor permaneceste em silêncio? Como pudeste tolerar isso?Onde estava Deus nesses dias? Por que esteve ele silencioso? Como pôde ele permitir esta matança sem fim, este triunfo do demônio? O outro momento, de nobreza, foi a Renúncia, mostrando coragem. Conhecendo seu perfil, imaginamos o enorme sofrimento na renúncia devido a retidão do seu caráter e seu conservadorismo, deixou a grande lição de humildade e desapego ao poder! Convivemos com uma cruel realidade que é a luta frenética pelo poder onde “vale tudo” e se constroem armas, cada vez mais destrutivas cujo objetivo maior é a conquista! O mundo mata e morre pelo poder!
Pense comigo... Não teve transparência os reais motivos dessa renuncia, porque tudo que acontece no Vaticano é segredo guardado a “sete chaves’’ em sigilo completo, porém vazou no noticiário, que a atitude do Papa estaria ligada com os documentos roubados pelo mordomo do Papa em 2012. Todo o tempo ele esteve cercado de assessores incompetentes, imprudentes, envolvidos em práticas desonestas. Certamente um clima de pressões, tornaram insuportável seu pontificado. Portanto a fumaça branca tradicional que anuncia o posse de um novo Papa, com certeza não terá a mesma magia!! Fala-se na possibilidade de mudanças no vaticano e a escolha de um Papa não europeu, de origem asiática ou sul americana. Sem falarmos nas grandes potências que também tem influência na escolha, pois o mundo está com os “olhos” voltados para os novos acontecimentos,porque neles estão envolvidos interesses mundiais.
Sabemos que para os que seguem a religião católica, o papel importante que a figura do Papa representa. Ele é o representante de Cristo na terra, porém se você ler a Bíblia vai conferir que na “Palavra” que Jesus não deixou ninguém com o poder de representá-lo. Mas, cada um tem o direito de acreditar, seguir e cumprir o que manda sua crença, respeitando outras religiões e seus rituais com todas suas diferenças e tradições! Porque como dizem os Turcos “ cada um com seu Tapete”!!
Uma curiosidade de harmonia global. A Bíblia é composta por 66 livros, escrita mais ou menos por 40 pessoas diferentes, durante um período de 1600 anos. Três línguas foram usadas, por escritores que viveram em diversas terras. Todos os escritores tinham personalidade, habilidades e formação diferentes. Mas quando os livros foram compilados, viu-se que eles constituíam um só e grandioso livro, que segue um só tema do princípio ao fim. Isso é difícil de imaginar não é? A Bíblia é a tal biblioteca do começo ao fim. Pode!!?